Sunday, March 25, 2018

Ramachandra


O sábio Valmiki, o primeiro entre os munis e o mais eloquente dos homens, engajado constantamente nas práticas de autocontrole e no estudo das escrituras, perguntou uma vez ao Senhor Narada:

Haverá hoje no mundo alguém dotado de qualidades heroicas excelentes, versado nas obrigações sociais, grato, firme em seus votos,  exercendo muitas funções, benevolente para com todos os seres, erudito, eloquente, belo, paciente, cuja raiva é dificilmente provocada, alguém realmente grande: livre de inveja, mas que em sua justa ira cause terror até mesmo nos corações dos seres celestiais? Ó sábio, gostaria de ouvir de ti sobre a existência de tal homem, tu que tens a arte da eloquência, descreve-o para mim?

Narada, conhecedor do passado, do presente e do futuro, agraciado pelas palavras do sábio Valmiki, respondeu assim:

“Raro, de fato, são os que possuem tais qualidades que tu enumeraste, contudo, conheço sim tal homem. 

Nascido na Dinastia Solar, seu nome é Rama: 

Renomado, tendo sob controle completo os seus sentidos, valoroso e ilustre, senhor de todas as coisas. Sábio, conhecedor do Dharma, eloquente, auspicioso, destruidor dos inimigos, de ombros largos, de longos braços, seu pescoço é perfeito como uma concha  e seu queixo é proeminente.

Conhece as artes do arco e flecha, seu corpo é poderoso,  seus braços se estendem até os joelhos, sua cabeça e sua fronte são nobilíssimas. De excelsa destreza, de membros proporcionais, sua pele tem tom cinza-azulado, renomado por sua virtude, de notáveis olhos, tórax forte, ele possui muitíssimas marcas auspiciosas; ele protege os que nele buscam refúgio, e sempre cuida dos que dele dependem; ele cumpre suas promessas, ele é benevolente para com os que o servem, conhece todas a coisas, é conhecido por suas boas ações, sempre responde à devoção. 

Ele vive em constante meditação sobre sua própria essência.  Ele é como o deus Brahma, protege seu povo, e é de aparência agradável.  Ele sustenta todo o universo, ele destrói aqueles que vão contra o Dharma, ele inspira a virtude, ele concede especial graça aos devotos e àqueles que observam os ritos ancestrais assim como àqueles que fazem caridade. 

Ele é conhecedor da essência do Vedânta, perito na arte da guerra, conhece as escrituras da lei. Sua memória é infalível, ele é amado por todos os seres. Seu temperamento é gentil, é incapaz de covardia, conhece as leis desse mundo e também dos outros mundos.  Assim como os rios correm apressados para encontrar o mar, os homens virtuosos buscam encontrá-lo.  Valoroso como Vishnu, vê-lo é tão agradável como contemplar a lua cheia. Sua ira justa é semelhante à morte que a tudo consome, sua calma é como a terra inteira, é generoso como Kubera, a divindade da riqueza. É personificação da honestidade. Tais são as qualidades de Rama, o herdeiro amado do rei Dasaratha.”

(Râmâyana, Bala Kanda, Valmiki)